Cirurgia do Glaucoma

O glaucoma é uma doença na qual ocorre lesão do nervo óptico relacionada a pressão intraocular alta. Ele pode ser agudo ou crônico. O dano glaucomatoso inicialmente leva à perda da visão periférica (visão que permite perceber objetos ao nosso redor), devido à lesão das fibras que se originam na retina e formam o nervo óptico. Mais tardiamente leva a perda da visão central e a cegueira irreversível, se não tratado adequadamente. O principal fator de risco relacionado a esta lesão é a pressão interna do olho alta.

O glaucoma é conhecido como “doença silenciosa” pois raramente apresenta sintomas. Os sinais evidentes da doença só vão surgir nos glaucomas agudos, quando o paciente sofre fortes dores de cabeça e dor ocular intensa. Geralmente, o diagnóstico do glaucoma crônico é feito num exame de rotina, quando o paciente procura o oftalmologista para trocar os óculos, por exemplo. Glaucoma é uma doença traiçoeira, porque é assintomático no início e só irá provocar baixa visual aparente em fases mais avançadas, em situações próximas a cegueira!! Por isto é extremamente importante o exame oftalmológico anual com a medida da pressão intra-ocular, principalmente após os 40 anos!!!

Para o diagnóstico do glaucoma alguns exames devem ser realizados como: tonometria de aplanação (exame para medir a pressão intraocular), fundo de olho (exame para avaliar se existe lesão do nervo óptico – “escavação’), gonioscopia (exame para classificar o tipo de glaucoma – ângulo aberto ou fechado) e campimetria computadorizada (exame para se avaliar o campo visual).

O principal tratamento do glaucoma é através de colírios que diminuem a pressão ocular. Muitas vezes é necessário uma combinação de vários colírios ou até cirurgia para controlar a pressão. Existem dois tipos principais de cirurgias:

-Trabeculectomia (TREC): a cirurgia cria uma fístula que “desvia” o humor aquoso de dentro do olho para uma bolha que é formada na conjuntiva onde é absorvido e assim diminui a pressão interna dos olhos. Somente é feita em casos avançados quando os colírios não são o suficiente para o controle da pressão.

-Implante de tubo de drenagem: é conectado um tubo de drenagem valvulado conectando a câmara anterior do olho ao espaço subconjuntival para drenar o líquido/pressão excessiva do olho. Também somente realizada em casos avançados de glaucoma.