Conjuntivite

É a inflamação da conjuntiva, a membrana que reveste o “branco” do olho. Não é uma doença grave, mas incômoda e transmissível.  Por isso deve ser tratada e orientada para não se transformar em uma epidemia.

Os sintomas da conjuntivite são: olhos vermelhos, coceira, sensação de corpo estranho nos olhos, secreção, lacrimejamento, pálpebras inchadas e sensibilidade à luz. São considerados sinais de alerta a alteração visual, dor intensa e aumento da sensibilidade à luz. A persistência dos sintomas após o tratamento pode caracterizar uma complicação ou a existência de outra doença.Os principais tipos de conjuntivite são: viral, bacteriana e alérgica.

CONJUNTIVITE VIRAL
É manifestada pela presença de inchaço, coceira, lacrimejamento, olhos vermelhos e edemas nas pálpebras. A doença, com o tratamento específico é auto-limitada, podendo durar até três semanas.

CONJUNTIVITE BACTERIANA
Várias bactérias podem causar a conjuntivite. A doença não altera a visão, apenas é incômoda, pois produz uma secreção purulenta. Com o uso de antibióticos pode dura alguns dias sem deixar sequelas.

CONJUNTIVITE ALÉRGICA

Pode vir sozinha ou associada a outras alergias, como a rinite alérgica. Relacionada a primavera, poeira, ácaros, pêlos de animais, e outros irritantes aos olhos. Esta conjuntivite não é contagiosa.

TRATAMENTO: O uso de colírios pode ser recomendado para acabar com a infecção, aliviar os sintomas e diminuir o desconforto. Também é recomendado lavar os olhos e fazer compressas com água gelada, fervida ou com soro fisiológico. Durante o tratamento, o paciente não deve usar lentes de contato. A conjuntivite é contagiosa e se dá através do contato físico do olho com as mãos ou outros objetos infectados.