Obstrução da via Lacrimal

A via lacrimal normal se inicia nos pontos lacrimais junto ao canto interno dos olhos e segue um trajeto por dentro do nariz, finalizando na concha nasal inferior. Qualquer obstrução neste caminho pode gerar sintomas de lacrimejamento excessivo. A obstrução pode ser alta, junto aos pontos lacrimais, ou baixa junto a saída do canal dentro do nariz.

A obstrução do canal lacrimal do adulto geralmente ocorre por inflamação crônica no interior do canal, principalmente nos idosos. É mais comum em mulheres após a menopausa.

O tratamento cirúrgico consiste em criar um novo “caminho” para as lágrimas irem para o interior do nariz.

O lacrimejamento excessivo em crianças é usualmente causado pela presença de uma membrana persistente que bloqueia a porção final do canal lacrimal, dentro do nariz. Normalmente essa membrana se estica ou se rompe no nascimento, ou logo após. Em muitas crianças, entretanto, ela continua fechada, bloqueando o sistema de drenagem de lágrimas.

A obstrução congênita do ducto nasolacrimal ocorre em aproximadamente 6% dos recém-nascidos. Isto acontece mais comumente por uma imperfuração da válvula de Hasner por falta de canalização do ducto na região da mucosa nasal a nível do meato inferior do nariz.