Óculos – Erros de Refração

O aparelho visual é uma estrutura complexa e delicada. Para que a visão seja perfeita, tudo deve funcionar com precisão, a fim de que a imagem seja focada exatamente na retina. Entretanto, algumas anomalias, congênitas ou adquiridas, podem prejudicar este processo, exigindo o auxilio de óculos, lentes de contato ou cirurgias de correção de graus, como a cirurgia refrativa.

MIOPIA

Miopia é uma alteração do olho que faz com que a imagem seja focada antes da retina, como se o olho fosse mais comprido do que o normal. Desta maneira o paciente enxerga bem objetos que estão perto, mas têm dificuldade para enxergar de longe. A miopia normalmente surge na adolescência e aumenta até o início da idade adulta.

A principal maneira de corrigir a miopia é com uso de óculos. Esta lente diverge os raios de luz e faz com que o foco seja deslocado para o fundo do olho, sobre a retina. Lentes de contato, quando usadas de maneira correta, também são uma maneira segura de corrigir a miopia. A cirurgia refrativa é outra opção de correção.

Miopias até 6 graus (dioptrias) não são consideradas doença e não aumentam a chance de ter problemas nos olhos, enquanto miopias de mais de 6 graus aumentam a chance de descolamento de retina, glaucoma e catarata e por isso estes pacientes devem acompanhados anualmente por um oftalmologista ou avaliados se apresentarem baixa de visão, moscas volantes ou fotopsias.

HIPERMETROPIA

A hipermetropia é o oposto da miopia, o olho é mais “curto” do que o normal, sendo que a imagem é focada depois da retina, gerando dificuldades em ver de perto. Pode ocorrer em todas as faixas etárias. Ao contrário da miopia, nosso olho é capaz de compensar parte da hipermetropia mudando o formato da lente dentro do olho, este processo é chamado acomodação. Sabe-se que quase todas as crianças são hipermétropes, mas a maioria não precisa usar óculos porque conseguem acomodar e focar a imagem (em alguns casos a criança tem astigmatismo, miopia ou estrabismo, necessitando uso de óculos). Podem aparecer sintomas como dores de cabeça ou cansaço ocular, sensação de peso ao redor dos olhos, ardor e lacrimejamento. A hipermetropia pode ser corrigida com o uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa.

ASTIGMATISMO

O astigmatismo é causado pelo formato irregular da córnea ou do cristalino, formando uma imagem borrada. A córnea normal é redonda e lisa, nos casos de astigmatismo, a curvatura da córnea é mais oval. Desta maneira, uma parte da imagem é focada em local diferente da outra. Normalmente, ele está presente desde o nascimento e, muitas vezes, ocorre junto com miopia ou hipermetropia. O astigmatismo pode ser corrigido com óculos de grau, lentes de contato ou cirurgia refrativa.

PRESBIOPIA

É a perda natural e progressiva da capacidade do olho em focalizar objetos de perto. Conhecida também como “vista cansada” acontece normalmente a partir dos 40 anos, porque com o passar do tempo, o cristalino perde a flexibilidade necessária para ajuste do foco. A correção deste processo é realizada com o uso de lentes de óculos, de lentes de contato ou mesmo lente intra-oculares.