Retinopatia Diabética

A Retinopatia Diabética muitas vezes é uma doença silenciosa que ocorre devido a complicações do diabetes. A doença provoca o extravasamento progressivo de líquidos (sangue ou soro) nos vasos da retina ao longo dos anos, podendo formar exsudados, edema macular e hemorragia vítrea. Existem dois tipos principais: a retinopatia diabética não-proliferativa e a retinopatia diabética proliferativa, bem mais grave. O sintoma mais comum é a visão embaçada, que ocorre progressivamente e, às vezes, subitamente pela hemorragia vítrea.

A retinopatia diabética é uma das principais causas mundiais de cegueira irreversível em adultos. A prevenção é através de consultas oftalmológicas anuais com exames de fundo de olho e controle rigoroso do nível da glicose no sangue em todo paciente diabético.

O tratamento com a fotocoagulação a laser controla a doença e evita a progressão da Retinopatia Diabética e o surgimento de novos vazamentos. Casos mais avançados necessitam de tratamentos adicionais como injeções intra-vítreas ou cirurgia de vitrectomia posterior.