Teste do Olhinho

Por que e quando fazer?

A criança não nasce sabendo enxergar, ela vai aprender assim como aprenderá a sorrir, falar, engatinhar e andar. Para isso, as estruturas do olho precisam estar normais, principalmente as que são transparentes.

O teste do olhinho ou teste do reflexo vermelho é um exame simples, rápido e indolor. Ele geralmente é feito com um aparelho oftalmoscópio, através do qual é lançada uma luz nos olhos do bebê. Se tudo estiver bem, a luz emitida por este aparelho irá atravessar as diversas camadas do olho e resultar num reflexo vermelho homogêneo nas pupilas. Assim, o médico deverá avaliar se o reflexo observado é normal ou se apresenta alguma alteração. O oftalmologista também avalia todas as estruturas internas, inclusive todo o fundo de olho para avaliar a saúde dos olhos da criança.

Este teste pode detectar qualquer alteração que cause obstrução no eixo visual, como a catarata congênita, o retinoblastoma, o glaucoma congênito e cicatrizes no fundo do olho, como da toxoplasmose, bem como má formações congênitas. Quanto antes forem diagnosticadas estas doenças, maiores serão as chances de alcançar um tratamento adequado. Portanto, este exame deve ser feito nas primeiras semanas de vida.