Cirurgia da Catarata

A lente natural do olho, chamada de cristalino, deve estar transparente para permitir a passagem de luz através do olho. A catarata é um escurecimento desta lente, causando um obstáculo à visão normal. Os pacientes com catarata percebem que sua visão está ruim ou embaçada, e a piora ocorre de forma progressiva conforme a catarata avança, podendo até ficar quase sem nada de visão em casos extremos.

É inevitável que, com o decorrer dos anos, o ser humano venha a ter catarata, pois faz parte do envelhecimento normal do organismo. Em geral, ela começa a aparecer depois dos sessenta anos, porém esse processo pode ter início mais cedo. O envelhecimento natural das células do cristalino é a causa mais comum da catarata, embora existam outras causas como hereditariedade, traumatismo, doenças sistêmicas, congênitas, medicamentos e infecções oculares. Algumas cataratas são lentas e outras progridem com muita rapidez. A catarata não é como alguns pensam ser uma membrana visível que cresce sobre o olho, isso se chama Pterígio.

Não há nenhum método comprovado capaz de evitar ou prevenir a catarata. O único tratamento eficaz em prática é a cirurgia, que é feita através da remoção do cristalino opacificado e a introdução de um cristalino artificial (Lente intra-ocular).

A moderna cirurgia de catarata

Hoje em dia a cirurgia realizada é a moderna FACOEMULSIFICAÇÃO, que é um dos procedimentos mais seguros e bem-sucedidos realizados em milhões de pessoas no mundo todo.

É uma microcirurgia em que uma minúscula incisão é feita no olho por onde cirurgião introduz um instrumento muito pequeno que vai delicadamente fragmentar e aspirar o cristalino opacificado. Em seguida é implantado um cristalino artificial no local onde estava a catarata, que é chamado de lente intraocular. O corte é tão pequeno que não é necessário pontos para fechá-lo.

A cirurgia de catarata é um procedimento ambulatorial. É realizado anestesia local com sedação leve, por isso pode-se ter alta no mesmo dia após um breve repouso depois da cirurgia.

No dia seguinte a cirurgia, o paciente faz a revisão e retirada do curativo no consultório, quando serão prescritos colírios para protegê-lo contra as infecções e ajudar na cicatrização do seu olho.

O paciente não sente dor nem durante, nem depois da cirurgia. Orienta-se repouso relativo no pós-operatório. O paciente pode retornar as suas atividades precocemente evitando esforços físicos. Após a rápida cicatrização do primeiro olho, o paciente já está apto a realizar a cirurgia no outro olho, caso necessite.