Cuidados com Lentes de Contato Gelatinosas

COLOCANDO AS LENTES: sempre começar com o olho direito

1-Coloque a lente na ponta do dedo indicador da mão direita. Confira se a lente esta do lado correto (côncava – em forma de uma concha)

2- Com o dedo indicador da mão esquerda, levante a pálpebra superior.

3- Com o dedo médio da mão esquerda, abaixe a pálpebra inferior. Olhando pra frente, coloque a lente no centro do olho com o dedo indicador da mão direita.

4- Solte as pálpebras e pisque para a lente se posicionar corretamente.

Repita os passos acima com a lente do olho esquerdo.

RETIRANDO AS LENTES: sempre começar com o olho direito

1-Olhe para cima e baixe a pálpebra inferior com o dedo médio da mão esquerda

2-Pegue suavemente a lente entre o seu dedo indicador e o polegar da mão direita, retirando-a do olho. Se estiver mais aderida, pingar 1 gota de colírio lubrificante e fazer um leve movimento da lente para cima e para baixo para ficar mais fácil de retirar.

3-Lave e guarde as lentes , preencha o estojo com solução de limpeza.

Siga os passos abaixo, para garantir a boa assepsia e conservação das suas lentes de contato.

1º Passo: Lave e seque bem suas mãos antes de manusear as lentes de contato. Sempre utilizar um espelho, toalha que não solte fiapos e se possível um ralo com proteção na pia para não correr risco de perder as lentes.

2º Passo: Enxagüe os dois lados das lentes, por 5 segundos.

3º Passo: Coloque as lentes limpas no estojo e adicione a solução de limpeza. Feche o estojo com cuidado e deixe as lentes imersas por, no mínimo, quatro horas.

4º Passo: Suas lentes, agora, estão prontas para serem usadas novamente. Retire-as do estojo, enxágüe-as com a solução e coloque-as nos olhos. Descarte a solução, lave-o e deixe secar aberto. Não armazene suas lentes de contato em soro fisiológico. Soro fisiológico não limpa e nem desinfeta e ainda pode contaminar as suas lentes de contato.

Para evitar riscos de infecção, não se deve dormir com lentes de contato. Não é aconselhável também usá-las na piscina ou no mar, já que o olho pode entrar em contato com a água que pode estar contaminada.

– É aconselhável realizar a troca de lentes de contato (gelatinosa descartável) no período indicado, normalmente 30-60 dias, dependendo da marca e intensidade de uso.

Veja agora um vídeo explicando melhor como proceder nos cuidados com sua lente de contato gelatinosa: